quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Antes e Depois

Tenho aproveitado bastante as dicas do professor em sala (NÃO É PUXA-SAQUISMO, quem me conhece sabe), e tenho refeito alguns dos meus desenhos partindo destas dicas. No antes (em ambos os casos), cometi o erro de não deixar espaço em branco, o que me limitava no quesito luz e sombra. No depois (idem), lancei mão do espaço em branco, e consegui esperar a tinta secar antes de atribuir uma próxima camada.
Obs: A representação das árvores não foi feita a partir de uma observação ao vivo, a primeira foi pura memória fotográfica, muito canalha por sinal. E a segunda foi a partir da imagem de um livro. Tudo bem, PODEM ME JULGAR! Mas gostei do resultado da segunda árvore.

Antes
(A imagem está meio clara, espero que dê pra notar a ausência de espaço em branco na representação do vaso.)


Depois




Antes
(Sim! Há espaço em branco. Mas foi não proposital e com aplicação sem nexo.) 

Depois




Tentativa e Erro

Depois de algumas aulas, meu discernimento sobre o que é construtivo ou não vem se aguçando, por isso venho crivando uma parte das minhas "produções" em sala. Boa parte era só rabisco mesmo (que talvez até possa ser aproveitado, mas não agora).
Deixo aqui dois desenho baseados na observação de elementos da FAU: a histórica cadeira e o famoso chafariz. Tentei aplicar alguns conceitos de sombra e luz neles, mas pequei pela impaciência de não esperar secar antes de passar a segunda (terceira, quarta...) camada. 



Estou tendo que intervir digitalmente na maior parte dos desenhos, por questão de nitidez. No caso da cadeira, em especial, perdi tonalidades específicas de cor, por não conseguir solução melhor. De qualquer forma, achei válido postá-la.